Quem sou eu

Minha foto
MARINGA, PR
Uma Designer de Moda em Formação,no Centro Universitario de Maringá que busca através da Cultura de Midia descrever o que conheço e e conhecer tudo que se relaciona com o mundo da Moda em especial Moda e Comportamento e Midia de moda!

Profissão: Figurista

Atraves deste estarei apresentando o profissional, figurinista cenico, revelando quando o figurino surgiu, o que é o figurino, e sua importância. De modo breve e esclarece que o figurino não é simplismente copiar periodo de epoca, mas sim estudar o contexto de um periodo historico assim como sua sociedade.



O uso do figurino cênico é anterior ao surgimento do teatro era usado pelos homens das caverna, eles costumavem representar cenas de caça com a função de afungentar os espiritos malignos e obter sucesso em suas caçadas.
O figurinista precisa de formação cultural e ampla e um grande sentido de observação, ele deve respeitar o infanto-juvenil, aventura, drama ao jornalistico documentado. Se for dança, opera, teatro o horario e para que tipo de publico deve ser compreendido.
Deve conhecer sobre moda e comunicação a relação entre a midia e o figurino a produção do espetaculo elemento com outros elementos do espetaculo, conhecer história da arte, tecnicas de desenhos e pinturas, cores, anatomia humana, desenho, artes cenicas, cenografia e o espaço cenico. Em se tratando de moda deve conhecer a historia da moda, tecnologia textil, modelagem e corte e costura, acabamentos tecnologia da confecção cenica, a moda no teatro, cinem, tv e nos espetaculos ao ar livre, draping e traje cenico. Na sociologia o homem e sociedade, trabalho e lazer meio ambiente sociologia e os espetaculos. Na psicologia as relações do trabalho, o homem e o lazer, aspectos psicologicos das representações, traje e psicologia e trabalho em equipe conhecer de administração a gestão administrativa e gerenciamento do produto de moda e bom conhecimento em informatica.
Analisar o tempo se é atual de epoca, regional ou urbano. O espaço se é palco, museu, arena, trio eletrico, rua anailsandar a qual iluminação se está submisso é necessario fazer uma decupagem do texto, ou seja entender as cenas. Outra questão importante é a do material utilizado na fabricação da indumentaria que precisa ser comprometida com a durabilidade e realidade, as cores devem estar de acordo com a proposta apresentada e possuir tons proporcionais a linguagem visual. A prova das roupas, o ator deve ver se há vestibilidade e movimento , saber se sera possivel incorporar o personagem com aquela roupa e ajudar a diferenciar ou tornar semelhante os personagens, e ajuda a identificar em que clichê e estereótipo o personagem se encaixa.
Devemos ressaltar o estilo pelo o qual se encaixa se é realista um figurino com exata precisão historica, Para-realistas inpira-se na moda da época, procedendo de uma estilização onde a preocupação com o estilo e a beleza prevalece sobre a exatidão pura e simples, os simbolicos servem para criar simbolicamente caracteres, estados de alma ou ainda de criar efeitos dramaticos ou psicológicos.
Figurinos estilizadas pode ser utilizadas de formas exageradas ou pequenas demais para enfatizar uma cena dar volume no aspecto fisico por exemplo. Com as texturas dos figurinos é capaz de ver o aspecto da classe social pelo o qual o personagem vive expondo também ocasiões.
O elemento de destaque dessa linguagem visual é o contraste entre as cores, excesso de certo elemento e de volume ou mesmo a ausencia como de peças essenciais, segue uma ordem de aparição é o primeiro objeto a ser notado pelo publico.
Na profissão de figunista cênico é também após as peças serem definidas fazerem um levntamento de custos sobre o mesmo juntamente com sua equeipe em se tratando do aspecto de organização devera fazer a surpevisão direta da modelagem das roupas, por exemplo, com a seguinte identificação espetaculo e numero correspondente a ordem anual de aparesentações ou trajes começando a partir dos artistas principais, classificando por letras maiusculas, por exemplo. I1A a segunda II1A ou podendo optar por nome do espetaculo, nome do ator, nome do personagem ou numero de peças.
É necessario este profissional ter um espirito de liderança é uma tarefa que exige uma equipe de tecnicos. O campo de trabalho este profissional atuara em Guarda-catalogação, manuntenção das peças e criação, em agencias de publicidade fazendo parte da equipe produtora, videos clipes, escolas de samba.
O figurino pode ser direcionado não só por encenações, mas também outros tipos de trabalhos que não necessitam que alguem apareça ou remeta algum periodo historico.
Os jornalistas, por exemplo, vestem-se de maneira impecavel para assim reforçar a credibilidade diante das pessoas, os apresentadores de shows devem se apresentar de acordo com seus estilos não tendo um padrão. Há também outro seguimento de aparesentação que se utiliza traje para trazer dramaticidade ao publico, que é nas apresentações de danças em que os dançarinos representam periodos ou personagens atraves da dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário